CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 4 de julho de 2009

Top 10 Mulheres no Rock

De garotas roqueiras, o mundo está cheio. Mas aqui vamos eleger as 10 moças mais importantes para o mundo do rock n' roll!

10 - Courtney Love
Impossível pensar no grunge dos anos 90 e não lembrar da loira de vestido, maquiagem forte e berros altíssimos. Proclamada a 'rainha do grunge', junto com a banda Hole emplacou vários sucessos e abriu caminho para a fama do L7, das Babes In Toyland e do 7 Year Bitch, entre outras bandas grunges femininas. Hoje, continua em carreira solo, porém anunciou uma volta do Hole (ainda está tudo confuso) e não parou de causar polêmicas.

9 - L7
Além de músicas protestantes, o quarteto americano tinha uma fundação dedicada aos direitos femininos, o Rock For Choice. Mostraram que mulheres sabiam tocar pesado e faziam um som grunge bem mais agressivo do que o Hole de Courtney Love. Infelizmente, o grupo acabou em 2002, mas a guitarrista/vocalista Donita Sparks e a baterista Demetra Plakas formaram o Stellar Moments e a baixista Jennifer Finch arrebenta nos vocais do The Shocker.

8 - Debbie Harry (Blondie)
A Blondie, como também é conhecida, foi um símbolo do rock americano. Junto com os Ramones, o Blondie é a banda que tornou o CBGB's uma lenda, além de ser uma cantora extremamente desafiadora, provocante e talentosa. Também é um ícone fashion, com seu jeito punk-glamour e o cabelo loiro. Continua na ativa até hoje.

7 - The Donnas
Os machistas costumam dizer que "elas tocam tão bem quanto uma banda de macho", mas isso é puro preconceito. Elas são extremamente talentosas. Fãs de hard rock e dos Ramones, as Donnas não deixam nada a desejar quando comparadas ao Kiss, Mötley Crüe ou AC/DC, com a guitarra fantástica, o vocal alucinante, o baixo arrepiante e a bateria estrondosa. Desde o punk cru do primeiro álbum até o hard-rock puro do último, não decepcionam.

6 - The Slits
Amigas do The Clash e dos Sex Pistols, essas moças faziam um punk rock no começo, mas logo adquiriram influência do reggae e criaram um caldeirão musical. Foram um dos primeiros grupos femininos da história a obter sucesso, e causaram grande polêmica por seus figurinos ousados e por sua pouca idade (no início, a vocalista Ari Up tinha apenas 14 anos!). A banda acabou.

5 - Siouxsie Sioux (Siouxsie & The Banshees)
A musa do movimento punk/gótico teve Sid Vicious como amigo pessoal e baterista e Robert Smith (The Cure) ao seu lado. Precisa dizer mais? A cultura gótica deve muito ao quarto álbum com os Banshees, Juju, clássico do movimento. Emplacou hits de sucesso, como "Cities In Dust" e o cover de Iggy Pop, "The Passenger". Até hoje a moça continua arrasando em carreira solo, com seu vocal impressionante.

4 - Kim Gordon (Sonic Youth)
No meio de 3 homens, Kim é um mito do rock. Seu vocal doce às vezes lembra uma cantiga de ninar infantil, mas ela sabe mostrar rebeldia. Produziu o primeiro disco do Hole (Pretty On The Inside), é um ícone da moda e influência até para o movimento riot grrrl. Além do Sonic Youth, trabalhou no Free Kitten, no Ciccone Youth, pinta, dirige clipes, produz discos e tem uma linha de roupas chamada X-Girl

3 - Kathleen Hanna (Bikini Kill)
O Bikini Kill e sua vocalista Kathleen Hanna são as fundadoras do movimento riot grrrl, que é mais nada do que a vertente feminista do punk. Até hoje Kathleen é lembrada por iniciar o movimento e é tida como a "grrrl mor". Além disso, ela inspirou Kurt Cobain a escrever o hino "Smells Like Teen Spirit", trocou socos com Courtney Love, dá lições sobre feminismo. Além disso, participou das bandas Le Tigre, The Fakes e do projeto solo Julie Ruin.

2 - Girlschool
Integrantes das NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal, a nova era do metal inglês), ao lado do Iron Maiden, Saxon e Angelwitch, foram uma das primeiras bandas femininas de heavy metal a atingir sucesso. Lemmy, do Mötorhead (já perceberam que esse cara tem o dom de transformar toda banda em que encosta em uma lenda?) deu alguns conselhos e oportunidades para as meninas. O som delas é simplesmente fantástico. Infelizmente, a guitarrista Kelly Johnson já não está mais entre nós, mas o respeito ao Girlschool e seu legado continuam.

1 - The Runaways
A primeira banda de rock feminina a fazer um grande sucesso na história da música. No Japão, seu fenômeno foi comparável à Beatlemania (!), venderam milhões de discos e hoje são uma lenda para o hard rock, o glam e o punk. Qualquer banda feminina de hoje se sente influenciada pelas Runaways. O "quinteto mágico" (Cherie Currie, Joan Jett, Lita Ford, Jackie Fox e Sandy West) vai entrar para o Salão da Fama do Rock N' Roll (bandas com pelo menos 25 anos de sucesso, influência e legado) e está virando um filme, previsto para 2010. Joan Jett e Lita Ford viraram lendas vivas, Cherie seguiu carreira com sua irmã gêmea Marie e Sandy West, infelizmente, faleceu em 2006. Mas a lenda das cinco eternas adolescentes estará viva para sempre na lembrança dos fãs.

1 comentários:

Shiii [Jull] disse...

Adorei seu blog!! =D
Amei a lista também, só acho que algumas góticas feito a Tarja Turunen ou a Simone Simons mereciam ter entrado na lista, pelo menos, no lugar da Katleen Hana :x