CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Regulamentação dos DJs

"Começa a vigorar em março uma lei fadada a provocar tanto barulho quanto aquele produzido pela categoria cuja situação pretende regulamentar. De autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), a proposta transforma a arte de mixar em profissão.
Em outras palavras, DJs que animam festas, baladas e eventos precisarão, a partir daquela data, passar por cursos de formação (públicos ou particulares) oficialmente reconhecidos e obter registro para trabalhar.
Tirar da informalidade e assegurar, aos que ainda não têm, direitos trabalhistas é, inegavelmente, um avanço. Nesse aspecto, a iniciativa aprovada pelo Congresso atende às expectativas de quem está no mercado."

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=158787

Eu não concordo muito com essa lei. Ser DJ é uma coisa que não precisa de escola se a pessoa souber fazer, sem falar que, se você for a uma balada, por exemplo, não vai fazer diferença se o DJ tiver um diploma ou não se ele tocar boa música e souber agitar a galera. Muitos deles nem ao menos fizeram o curso, aprenderam sozinhos.

Vamos comparar o DJ a um instrumentista, um guitarrista, por exemplo. Na hora de lançar o artista, a gravadora não vai escolher o que tiver mais estudo em música, cursos renomados, etc, vai escolher o mais talentoso. E quando você for ouvir a música do determinado artista, não vai querer saber se ele estudou nas melhores escolas de música, se fez anos de cursos, só vai querer saber se ele agrada aos seus ouvidos. Então, para que exigir o diploma dos DJs? Se tem alguém que vai sair lucrando, são as escolas de DJ, isso sim... E a parte de obter o registro para trabalhar é bastante válida se ele for residente, mas eu não sei como funciona o sistema dos clubes, então não posso falar muita coisa. Mas eu quero saber o que vocês acham.





Ganhei esse award da Karol e repasso para ela e para a Giiu. Valeu!

2 comentários:

Karolina disse...

Ih! nao sei se estou por fora, mas acho uma besteira esse registro para os djs poderem trabalhar. Essa é uma arte, como tantas outras, reconhecida como um dom. Devemos respeitar quem já está apto a exercer esse ofício.

Karolina disse...

oi.
passei pra deixar esse link ^^

http://www.youtube.com/watch?v=C-bwDVndSxA